Dúvidas frequentes

Disponibilizamos algumas perguntas com respostas sobre dúvidas frequentes.

Água pura pode, mas com moderação.

O excesso de água pode interferir especialmente nos exames de urina.

Sim. Chimarrão é diferente de água pura, e é considerado uma prática inadequada no período do jejum preparatório para coleta de sangue.

Depende do exame.

O exame de urina, por exemplo, sofre interferência porque aparece sangue na urina, sendo ideal fazê-lo fora do período menstrual. Em caso de urgência não se leva isso em conta, mas a coleta deve ser feita após higiene íntima bem feita para evitar “contaminação” com o sangue menstrual.

Alguns exames de sangue como dosagens de hormônios, podem variar durante o ciclo menstrual. Neste caso é importante que o médico saiba em que período do ciclo o exame foi realizado.

 

Posso ter relações sexuais na noite anterior à coleta de sangue ou esperma para exames?

Para realização do exame PSA (Antígeno Prostático Específico) é recomendável não ter tido relações sexuais na véspera da coleta de sangue.
Para alguns exames como o Hormônio Prolactina, o paciente deverá estar descansado e não ter se submetido a exercícios físicos intensos nas horas anteriores à coleta da amostra.
Para o Exame Espermograma, é recomendável 3 (três) dias sem relações sexuais anteriores à coleta.

A bebida alcoólica pode alterar o resultado de exames laboratoriais, especialmente o exame de triglicerídeos. Qualquer bebida alcoólica tomada na véspera de uma coleta para dosar triglicerídeos vai elevar falsamente o resultado. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

Instruções para a coleta exames de urina: Clique aqui.

Instruções para a coleta exames de urina: Clique aqui.

Alguns remédios interferem. Avise sempre a atendente do laboratório sobre quais remédios você está tomando. O laboratório não tem autoridade para suspender um tratamento em andamento, dependendo do caso isso pode ser mais prejudicial do que a interferência no exame ou a suspensão do exame, em caso de concordância do seu médico. Um antibiótico, por exemplo, pode interferir no desenvolvimento de bactérias em caso de infecção urinária, ou infecção em outro local do corpo. Caso não for possível interromper o uso de um medicamento que possa interferir no exame a ser feito, você deve informar o médico sobre o uso do remédio, assim ele levará isso em conta na hora de interpretar o resultado.

Sim. Alguns exames são solicitados exatamente por estar assim. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Mas em alguns casos pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. É recomendável verificar com o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.

Em alguns casos sim. Por exemplo, os de glicemia, prolactina e dosagem de fator VIII de coagulação. De uma forma geral os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. É o que os médicos chamam de condições basais. Após exercícios físicos um hemograma pode resultar em número de leucócitos falsamente elevados. Já, em alguns casos, o médico pode solicitar exame após exercícios físicos, como o hormônio do crescimento, por exemplo.

 

A alimentação deve ser a habitual nos dias que antecedem o exame. Para exame de Glicose, 8 horas de jejum já são suficientes. Mas se junto tem exame de Colesterol e Triglicerídeos, são necessárias 12 a 14 horas de jejum. Não menos, nem mais que isso. Principalmente pelos Triglicerídeos, que alteram bastante dependendo da alimentação. 

Essa mancha roxa ou azul, com ou sem dor, após a coleta de sangue chamamos de equimose e representa o extravasamento de sangue para fora da veia. Isso pode ocorrer em algumas situações, como em casos de veias delicadas, finas ou com muita pressão, em caso de falta de boa compressão no local após a punção, e em paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue como, por exemplo, aspirina. Se houver aumento da mancha ou dores exageradas procure o laboratório imediatamente.

Depende do exame. Para alguns não precisa jejum, e para outros o tempo de jejum varia de acordo com o exame.

É recomendável informar-se previamente com o laboratório, ou seguir orientação médica.

Primeiramente a solicitação do médico deve ser respeitada, pois ele conhece a história clínica do paciente, sabe o grau de urgência ou situação específica, e cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados e auxiliar na resolução clínica. Entretanto, a boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de quatro horas de jejum, para o indivíduo adulto. Crianças e recém-nascidos devem ter este prazo reduzido ou até mesmo abolido, dependendo do exame e de cada situação clínica. Em caso de dúvida fale com seu médico.

Não, nem precisa ser a primeira evacuação do dia. Para a comodidade do cliente é melhor o material ser colhido em casa, em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório. Importante le

Normalmente não precisa jejum, contudo, alguns exames de urina, Urina de 24hrs por exemplo,  podem requerer uma dieta restrita dias antes de iniciar a coleta. Também não precisa ser necessariamente a primeira da manhã. Normalmente se recomenda que seja a primeira da manhã por ser esta mais concentrada, ficou mais tempo na bexiga durante a noite. Para coletas durante o dia é recomendável, se possível, um intervalo de pelo menos duas horas desde a micção anterior à da coleta. O ideal é coletar em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.

mbrar que o paciente não pode fazer uso de laxantes.

Normalmente não precisa jejum, contudo, alguns exames de urina, Urina de 24hrs por exemplo,  podem requerer uma dieta restrita dias antes de iniciar a coleta. Também não precisa ser necessariamente a primeira da manhã. Normalmente se recomenda que seja a primeira da manhã por ser esta mais concentrada, ficou mais tempo na bexiga durante a noite. Para coletas durante o dia é recomendável, se possível, um intervalo de pelo menos duas horas desde a micção anterior à da coleta. O ideal é coletar em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.

 

O primeiro jato de urina pode conter material contaminante da uretra ou vagina, como células, secreções, bactérias. Então, para evitar a contaminação com este material uretral ou vaginal, é recomendado desprezar o primeiro jato da urina e coletar o jato médio, pois este representa a urina que está na bexiga.

A prática e experiência dos coletadores são muito importantes. Embora às vezes seja necessário repetir o processo de coleta, isso não é o ideal. É preciso tomar cuidado em relação ao volume de sangue coletado. Quanto menor a criança, menor o volume de sangue existente, e, por isso será melhor quanto menor for o volume coletado, desde que o suficiente para realizar os exames com segurança.

Isso é verdade para alguns hormônios que sofrem flutuação conforme o dia do ciclo, como o LH, FSH, estradiol e progesterona.

A abstinência sexual deve ser de 2 a 7 dias. A coleta deve ser feita por masturbação e não por relação sexual interrompida no momento da ejaculação. Para isso deve ser usado frasco fornecido pelo laboratório, e coletar todo o volume ejaculado. É recomendado que a coleta seja feita no laboratório porque o material (esperma) vai imediatamente para a estufa a 37 graus de temperatura.

A coleta de estreptococo do grupo B é feita em gestantes entre 35ª e 37ª semanas de gestação, ou conforme orientação médica. Serve para ver se a gestante é portadora da bactéria, mesmo sem ela ter qualquer sintoma de infecção. A paciente não deve fazer higiene íntima ou tomar banho logo antes da coleta. A coleta é feita na região genital e anal. Não necessita jejum.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta 7h às 12h e das 13h30min às 18h.
Sábado das 7h às 12h.

Conheça nossos espaços digitais

Endereços

📌 Rua Marechal Floriano, 88
Cachoeira do Sul/RS

 

📌 Avenida Brasil, 1372 
Ao lado do IMEC
Cachoeira do Sul/RS

 

📌 Rua Marechal Deodoro, 189
Santa Cruz do Sul/RS

 

📌 Av. Euclides Kliemann, 1030
Santa Cruz do Sul/RS

Fale conosco


Desenvolvido por Three-all Gestão de Tecnologia ®| Todos os Direitos Reservados Enzilab Análises Clínicas ® |  🔐  ✉️